Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pedro Almodóvar - gosto de seus filmes embora me sinta chocada com seus personagens

PEDRO ALMODÓVAR...GOSTO MUITO DE SEUS FILMES.
Não tinha visto o FALE COM ELA mas na época do lançamento minha irmã estava numa UTI, ligada a aparelhos, não sei se me ouvia ou não, mas o comentário do filme me induziu a falar com ela, mesmo sem saber se me ouviria. No 15 minutos a que tinha direito de visita diária falei com ela, lembrei coisas da infância, convidei-a a fazer compras na rua 25 de marco. Não sei se fez bem a ela mas fez bem a mim. Quando um dia o médico me disse que chamasse um padre já sabia que ela não resistiria. Peguei na mão dela e rezei mesmo não sendo religiosa porque imaginei que ela gostaria de rezar...não saberei se isso deu conforto a ela mas com certeza deu conforto a mim. Tudo graças à divulgação do filme "Fale com ela". 
Outro dia vi o filme na TV Cultura...nenhuma relação com minha história pessoal que acabo de comentar. É a história de um enfermeiro, obcecado (ou apaixonado) por uma bailarina que sofre um acidente e fica em coma. Ele consegue ser cuidador dela no hospital, conversa com ela, e a cuida como se ela estivesse entendendo tudo que se passa, ouvindo tudo o que ele diz. E agora entra a parte tétrica, trágica que a habilidade do cineasta nos apresenta quase sem chocar...a moça em coma aparece grávida e o cuidador é o culpado, condenado. Passado um tempo vemos que a moça teve o filho que nasceu morto e saiu do coma. O cuidador preso acaba se suicidando, sem saber o que ocorreu com ela, na esperança de reencontrá-la nesse espaço indefinido em que supõe estão as pessoas em coma.
O que me espanta com o cinema de Almodóvar é que personagens que cometem estupros, assassinatos e outras atrocidades são mostrados não como monstros mas como pessoas...e nós os espectadores conseguimos ver os filmes sem sair correndo, indignados, tentando entender o incompreensível.

Nenhum comentário: